Após rigorosa auditoria a ambos os hotéis, a Associação Portuguesa de Celíacos (APC), certificou oficialmente o H2otel e o Puralã como hotéis Glúten Free.
Em cerimónia informal realizada nas duas unidades e com as respetivas equipas, Sofia Castelo, engenheira da APC referiu a grande importância desta parceria “pois até ao momento apenas um hotel em Portugal estava certificado em Lisboa, sendo que os celíacos, tanto residentes como não residentes, em deslocação ao destino Serra da Estrela ou em viagem ficarão a partir de agora seguros ao terem à sua disposição propostas personalizadas sem glúten.” Salientou ainda que “todos os processos são assegurados para que o produto final seja apto para celíacos, ou seja, não existe risco de contaminação cruzada que é o que geralmente acontece na maior parte dos hotéis/restaurantes que colocam sem glúten, mas que não têm esses cuidados. Aqui é assegurado pelas boas práticas das várias instruções de trabalhos que existem, desde a seleção dos ingredientes e das matérias primas até ao cliente, o circuito está todo controlado em termos do que é necessário a nível de regras e boas práticas para a produção de produtos sem glúten”.
O administrador executivo do grupo Natura IMB Hotels, Luís Veiga, mencionou também que “para além da recente adesão à Associação Portuguesa de Vegetarianos e da certificação Kosher que todas as unidades do grupo já têm, este desafio foi certamente o que nos deu maior prazer, tendo em consideração que desta forma conseguimos ultrapassar as limitações que os celíacos têm em estadias hoteleiras. Também porque foi notório o profissionalismo e o rigor das representantes da APC neste processo.”
Terra da lã, bons sabores, paraíso de águas termais e vistas bem conservadas, mas também perfeita para atividades ao ar livre, Covilhã é um mundo à parte.
Este é exatamente o encanto da cidade serrana, devidamente emoldurada na encosta sul da Serra da Estrela, uma das mais bonitas de Portugal. O charme de outros tempos é preservado nas ruas labirínticas e vielas irregulares. A mesma serenidade vive-se dentro do “nosso” cantinho. O Puralã – Wool Valley Hotel & SPA, um boutique hotel de 100 quartos, é um cartão postal idílico. No quarto entramos num imaginário de lã – e, acredite, não há conversa em Covilhã que não vá desembocar na lã -, tons suaves e pinceladas de cor.
A estada da Ambitur coincide com o primeiro fim-de-semana temático do hotel. Tudo começa com um jantar de degustação das propostas da nova carta, autoria do chef Hélder Bernardino, que em nada fica atrás das nossas expectativas. Outro dos momentos programados foi um desfile de peças de lã.
Na rua, à noite, não se avista vivalma. Paramos na antiga Biblioteca Municipal, que é agora a Biblioteca Café Concerto. Se tiver ainda energia, sinta-se à vontade para dar uns passos de dança no Companhia Club.
No dia seguinte, somos introduzidos à arte que dá fama à Covilhã no Museu dos Lanifícios. Para além deste, o New Hand Lab é um lugar mágico e de gente criativa. Na antiga fábrica de lanifícios António Estrela | Júlio Afonso juntam-se fotógrafos, artistas plásticos, designers e artesãos para concretizarem instalações artísticas.
Um jantar de degustação da nova carta, um desfile com criações assinadas por estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI) e o lançamento do livro “Beira Alta… Naturalmente” por Maria de Fátima Veiga são alguns dos momentos programados para a segunda edição do Lifestyle Weekend do Puralã Wool Valley Hotel & Spa, na Covilhã, de 17 e 19 de novembro.
Esta é a segunda edição de vários fins de semana temáticos promovidos pelo Puralã, agora associado à Boutique & Lifestyle Lodging Association, com o objetivo de projetar a cultura, a enogastronomia e a moda regionais. A iniciativa vai ao encontro da experiência oferecida pelo próprio hotel, reconstruído e decorado em torno da arte dos lanifícios.
O fim de semana arranca esta sexta-feira, dia 17, com um jantar de degustação da nova carta outono/inverno, assinada pelo chef Hélder Bernardino. Inspirados pelos sabores da região, todos os pratos são harmonizados por uma seleção vínica especial da Quinta dos Termos. Após o jantar, vai ter início um desfile de peças exclusivamente criadas por estudantes de Design de Moda da UBI.
Para sábado, o Puralã propõe uma visita livre ao Museu dos Lanifícios e uma ida à Adega e à Cave da Quinta dos Termos, com provas de vinhos incluídas. A finalizar a tarde, segue-se o lançamento do livro “Beira Alta… Naturalmente” da escritora Maria de Fátima Veiga. A visita livre ao Museu dos Lanifícios é também possível realizar-se na manhã de domingo, dia 18. O hotel do grupo Natura IMB Hotels sugere ainda roteiros culturais e uma viagem pela arte urbana da Covilhã, com ou sem guia.
Como parte da iniciativa, o hotel concebeu um pacote promocional para este fim de semana. O pack inclui acesso a alojamento, ao Natura Clube & Spa e às diversas atividades que integram o programa. Existem ainda duas opções à parte do programado, para quem quiser apenas desfrutar de um jantar e acompanhar o desfile de sexta-feira. A primeira é a possibilidade de jantar em regime buffet com bebidas incluídas e a segunda é uma degustação gastronómica, aromatizada com vinhos da Quinta dos Termos.
O antigo Hotel Turismo da Covilhã foi totalmente renovado e renasce com novo nome e conceito. O Puralã conta agora a história da cidade, da serra e da tradição dos lanifícios. Para ficar no aconchego das meadas ou sair num dos roteiros criados para explorar a região.
Sobre a marquesa estão à nossa espera uma manta dobrada e dois pompons feitos de finos fios de lã. Chegámos atrasados ao Puralã – Wool Valley Hotel & Spa, situado à entrada da Covilhã, e por isso saltamos o programa directamente para o Ritual da Lã, um tratamento exclusivo do spa do hotel. Primeiro, o corpo é coberto por uma pasta de chá verde de Idanha, com alecrim e esteva da região, que vai ajudar “a desintoxicação do organismo”, explica a terapeuta Cláudia. Ficamos assim durante 15 minutos, envoltos em lençóis de plástico cobertos pela manta quente feita de lã. Depois, segue-se uma massagem de corpo inteiro, em que o óleo quente à base de azeite virgem extra da Beira Baixa e extractos naturais de essência de três lavandas, que “crescem em diferentes altitudes aqui na zona”, são espalhados pelo corpo com os pompons de lã. Nenhum pormenor foi deixado ao acaso e todos eles acrescentam um fio à meada com que se cose o novo hotel.
No ano passado, o antigo Hotel Turismo da Covilhã foi completamente renovado, num investimento que rondou um milhão e meio de euros, para renascer com novo nome e conceito. Depois de seis meses em regime de soft opening, o Puralã – Wool Valley Hotel & Spa foi reinaugurado oficialmente em Junho deste ano. A estrutura arquitectónica mantém-se, mas tudo o resto está diferente. Antes podia estar localizado em qualquer parte do mundo. Agora conta “uma história” que só aqui fazia sentido ser narrada: a da cidade que galga a encosta da serra da Estrela e da indústria dos lanifícios que a ela sempre esteve ligada.
Localizado à entrada da Covilhã, o hotel Puralã - Wool Valley Hotel & Spa apresenta-se como um boutique e lifestyle hotel, chique e intemporal, onde o marco identitário da região da Covilhã, os lanifícios, assumem o papel primordial em todo o conceito e decoração.
Os materiais naturais como a madeira, o xisto e as lãs são uma constante em todo o edifício. Com 100 quartos e suites (10 Suites e 2 "Romantic Rooms"), todo o espaço convida ao lazer e ao relaxamento. O restaurante temático e à la carte do chef Hélder Bernardino, complementam a oferta, abrindo as portas a todos os que procuram uma gastronomia de excelência ou momentos descontraídos no Bar Bistrô de tapas queijos, vinhos e petiscos. Seja para um almoço de negócios, um jantar a dois ou um copo de fim de tarde com amigos, encontra aqui espaços de refeição distintos, adequados à procura exigente do cliente.
Mas há um outro incentivo para vir até ao Puralã - Wool Valley Hotel & Spa e desfrutar de momentos de prazer. Trata-se do Natura Clube & Spa, com massagens, estética, vichy, jacuzzi, sauna, hamman, piscina interior aquecida e exterior, squash, sala de jogos e ginásio. Um verdadeiro refúgio para quem procura afastar-se da agitação da cidade. Por fim, o Mediacenter, a Sala de Reuniões e o espaço dedicado aos mais novos completam a oferta do Puralã - Wool Valley Hotel & Spa.
O verdadeiro HUB para explorar o destino e a comunidade local, como a Serra da Estrela, as Aldeias Históricas, as Aldeias de Xisto e as Aldeias de Montanha.
Enquanto cai neve na serra, há muito para conhecer na região. Uma proposta de passeio até à Covilhã e à vila de Manteigas, construindo um novelo à volta da lã e, no fundo, à volta do passado ligado à indústria dos lanifícios.
O Hotel Turismo da Covilhã deu lugar ao Puralã – Wool Valley Hotel & Spa, reaberto no final de 2016, explorando a temática da lã na decoração, em pacotes turísticos ou em tratamentos de spa. Neste mural artístico, da autoria de Fátima Pereira Nina, conta-se a história da Covilhã ao longo dos séculos.
O Hotel Turismo da Covilhã vai passar a designar-se "Puralã-Wool Valley Hotel & Spa" após um investimento de 1,5 milhões de euros que transformou por completo aquela unidade, disse à agência Lusa o administrador do grupo Natura IMB, Luís Veiga.
"O investimento está praticamente concluído e vamos abrir já no próximo dia 23 com um hotel totalmente novo e diferenciador: mudámos o conceito, a imagem e também espaço físico interior e exterior", referiu.
Luís Veiga explicou igualmente que o grupo, proprietário de vários hotéis na região, optou por fazer um "rebranding", abandonando a "imagem já bastante gasta dos hotéis turismo" e apostando na temática da lã e dos lanifícios, que estão profundamente associados à cidade.
"É algo que está intimamente ligado à nossa história e que tem de ser potenciado cultural e turisticamente, até porque também representa uma oportunidade naquilo que é o mercado diferenciador e do turismo de experiências", referiu.
O Hotel Turismo da Covilhã vai passar a designar-se "Puralã-Wool Valley Hotel & Spa" após um investimento de 1,5 milhões de euros que transformou por completo aquela unidade, disse à agência Lusa o administrador do grupo Natura IMB, Luís Veiga.
"O investimento está praticamente concluído e vamos abrir já no próximo dia 23 com um hotel totalmente novo e diferenciador: mudámos o conceito, a imagem e também espaço físico interior e exterior", referiu.
Luís Veiga explicou igualmente que o grupo, proprietário de vários hotéis na região, optou por fazer um "rebranding", abandonando a "imagem já bastante gasta dos hotéis turismo" e apostando na temática da lã e dos lanifícios, que estão profundamente associados à cidade.
O Hotel Turismo da Covilhã vai passar a designar-se Puralã-Wool Valley Hotel & Spa.
A nova designação surge após um investimento de 1,5 milhões de euros que transformou por completo aquela unidade, disse à agência Lusa o administrador do grupo Natura IMB, Luís Veiga.
“O investimento está praticamente concluído e vamos abrir já no próximo dia 23 com um hotel totalmente novo e diferenciador: mudámos o conceito, a imagem e também espaço físico interior e exterior”, referiu.
Fruto de um investimento de 1,5 milhões de euros do Grupo Natura IMB Hotéis, o antigo Hotel Turismo da Covilhã vai reabrir portas a 18 de Dezembro, totalmente renovado e subordinado a um novo conceito.
O nome Puralã-Wool Valley Hotel espelha o novo conceito sob o qual vai desenvolver-se a unidade que numa clara alusão à Covilhã cuja história está muito ligada à indústria dos lanifícios, vai seguir o conceito do ciclo da lã.
O hotel, que está neste momento ainda encerrado e a passar por obras de ampla renovação, tanto no interior como exterior, vai manter os 100 quartos que já detinha mas agora irá reproduzir a história dos lanifícios, adiantou ao turisver.com Luís Veiga, administrador do Grupo IMB.
A unidade vai oferecer ainda restaurante com buffet diário, bar e salas polivalentes, bem como o Natura Clube & Spa, com piscina interior aquecida, exterior, jacuzzi, sauna e banho turco/hamman, ginásio, squash, massagens e estética.